Cursos da SBPC

Conheça a plataforma de cursos online da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

A cada bimestre são ofertados vários webminicursos, de diversas áreas do conhecimento, e ministrados por professores de renomadas instituições do país.

As matrículas estão abertas. Participe!

INSCREVA-SE

Sobre

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) é uma entidade civil, sem fins lucrativos ou posição político-partidária, voltada para a defesa do avanço científico e tecnológico, e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil, fundada em 1948.

A SBPC realizará ciclos de webminicursos a cada bimestre, com temas variados e de várias áreas do conhecimento. Cada webminicurso terá duração de 6 horas e aulas previamente gravadas. Ao final do prazo, o inscrito poderá emitir seu certificado (atendendo às Normas de Matrícula).

As matrículas estão abertas. Inscreva-se!

Sócio(a) da SBPC tem desconto na taxa de matrícula dos webminicursos e outros eventos. Associe-se! Além dos benefícios, você fará parte do importante quadro de associados da Sociedade, que atua em diversas frentes em defesa da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação do país.

Normas de Matrícula


Veja aqui as Normas de Matrícula.

Perguntas frequentes

  • Cada ciclo de webminicurso tem um prazo específico, definido nas Normas de Matrícula.

  • A taxa de matrícula para cada webminicurso escolhido é: R$ 30,00 para sócio(a) quite da SBPC (anuidade 2022); R$ 50,00 para não sócio(a).

    É permitido fazer a matrícula em vários webminicursos simultaneamente ou escolher apenas um e, após a efetivação com o pagamento, se desejar, retornar ao Módulo dos Inscritos para fazer novas matrículas. Obs.: É limitado até 10 (dez) webminicursos por lote de matrícula. Caso queira matricular-se em maior quantidade, primeiro deverá efetivar o pagamento do lote e aguardar o processamento bancário. Consulte as Normas de Matrícula.

  • As videoaulas gravadas serão disponibilizadas na plataforma Moodle. O acesso deverá ser feito pelo Módulo dos Inscritos ou diretamente no link do Moodle (utilize o seu e-mail como usuário e os 3 primeiros dígitos de seu CPF como senha para o primeiro acesso; em seguida será solicitado a alteração da senha por uma de sua preferência que será utilizada nos acessos posteriores).

  • Você pode assistir a qualquer hora e quantas vezes quiser o(s) webminicurso(s) que estiver matriculado até o prazo descrito nas Normas de Matrícula.

  • As vagas são limitadas e preenchidas de acordo com a ordem de pagamento da taxa.

    Para não perder a sua vaga, pague o boleto bancário ou faça transferência Itaú (para correntistas) em até um dia após a matrícula (observe a data de vencimento no boleto).

    As matrículas não pagas serão automaticamente canceladas e as vagas disponibilizadas para outras pessoas se matricularem.
    O prazo final de matrícula será antecipado, caso as vagas se esgotem.

  • O prazo de acesso ao certificado consta nas Normas de Matrícula.

    Somente terá direito ao certificado quem assistir todas as 6 horas de aulas gravadas.

    O site para acesso ao certificado é: https://reunioes.sbpcnet.org.br/certificados/

  • O controle de presença é automático e fica registrado internamente, somente no sistema gerencial da SBPC e não é visível na tela do Moodle do participante.

    Não é necessário controlar as horas que você assistiu. Após assistir todas as aulas, automaticamente, terá cumprido a carga horária do webminicurso.

    Quando terminar de assistir as aulas, basta aguardar o prazo de emissão do certificado, conforme item 4 das Normas de Matrícula, e fazer o acesso diretamente no link do certificado: https://reunioes.sbpcnet.org.br/certificados/

Cursos

Faça sua inscrição antes da matrícula. Consulte as Normas de Matrícula.

Conheça a seguir os cursos oferecidos nesse ciclo:

WMC6-57: MATEMÁTICA E REALIDADE ESPACIAL: RUPTURAS E APROXIMAÇÕES DE EUCLIDES A HILBERT

Ministrantes: Leônia Gabardo Negrelli (UTFPR) e José Carlos Cifuentes (UFPR)
Ementa: A problemática sobre a conceitualização do espaço, seja como palco da realidade ou como parte de sua essência, foi assunto das diversas formulações da geometria desde Euclides até Hilbert, passando por Descartes e Klein. Nesse processo, o método axiomático revela-se fundamental, sendo sua evolução produto de diversas rupturas ontológicas e epistemológicas que o consolidam como parte do conhecimento matemático e científico atuais. O objetivo deste minicurso é apresentar e discutir essa problemática, permeada por um olhar filosófico da matemática, elemento significativo na educação científica.
Prazo para assistir as aulas: 19/02/2024
Público-alvo: Professores do ensino fundamental II e do ensino médio, estudantes de graduação e de pós-graduação.


WMC6-58: BIOESTATÍSTICA: DA BANCADA À METANÁLISE

Ministrantes: Quelen Iane Garlet (UCPel), Cláudia Sirlene de Oliveira (IPPPP) e Diancarlos Pereira de Andrade (IPPPP)
Ementa: O curso englobará noções básicas de bioestatística, discussão de artigos, interpretação de resultados e aplicação de testes estatísticos. Discussões sobre o número amostral, normalidade dos dados e qual teste estatístico usar serão prioridade.
Prazo para assistir as aulas: 19/02/2024
Público-alvo: Alunos de Pós-graduação


WMC6-59: A ERA DOS GRANDES OBSERVATÓRIOS E O IMPACTO NO DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA

Ministrantes: Rita de Cássia dos Anjos (UFPR), Alexandre José Tuoto Silveira Mello (UTFPR) e André Fabiano Steklain Lisbôa (UTFPR)
Ementa: Em 2023, comemoramos 111 anos desde que Victor Hess descobriu os raios cósmicos com voos de balão; nestes mais de 100 anos de estudo, avançamos em várias descobertas em altas energias. Descreveremos o funcionamento de alguns dos grandes Observatórios terrestres construídos para medir partículas multimensageiras: o Observatório de partículas Pierre Auger; o Cherenkov Telescope Array que detecta radiação gama e o experimento DUNE, dedicado ao estudo de neutrinos. Estes experimentos são formados por diversos países em busca de uma ciência diversa, gerando inovação e desenvolvimento para todos.
Prazo para assistir as aulas: 19/02/2024
Público-alvo: Geral


WMC6-60: COMO A EXPRESSÃO DE SEUS GENES É REGULADA?

Ministrante: Ana Maria Bonetti (SBPC/UFU)
Ementa: Reconhecer a expressão dos distintos fenótipos dos organismos eucariotos como resultado da expressão dos genes e de sua interação com o ambiente, por meio de regulação específica. Entender a regulação da expressão gênica como base da diferenciação celular e do funcionamento equilibrado dos diferentes tipos celulares em um organismo pluricelular.
Prazo para assistir as aulas: 19/02/2024
Público-alvo: Professores do ensino básico ou profissionalizante


WMC6-61: PRÁTICAS CORPORAIS E SAÚDE MENTAL

Ministrantes: Heitor Martins Pasquim (UNIFESP), Felipe Wachs (UNIFESP) e Sanderson Soares Silva (UFNT)
Ementa: O curso apresenta e discute a relação entre as práticas corporais e a saúde mental. Serão desenvolvidos três blocos temáticos: práticas corporais, promoção de saúde e o processo de mudança no modelo assistencial; práticas corporais, sofrimento psíquico e a organização do cuidado; álcool, drogas e as práticas corporais. Espera-se que o participante vivencie uma perspectiva crítica à sistemática causal que apresenta a atividade física como ?pílula? contra transtornos, abusos e dependências.
Prazo para assistir as aulas: 19/02/2024
Público-alvo: Geral


WMC6-62: PRODUÇÃO DE MUDAS DE ESPÉCIES AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO

Ministrantes: André Cesar Furlaneto Sampaio (Sociedade Chauá), Pablo Melo Hoffmann (Sociedade Chauá) e Ollyver Mauricio Rech Bizarro (Sociedade Chauá)
Ementa: Curso sobre conceitos básicos e passos dos métodos de marcação de matrizes, coleta de sementes e organização de viveiro utilizados pela ONG Sociedade Chauá em seu principal projeto destinado a produção de mudas de espécies ameaçadas. Trabalharemos: conceitos de espécies ameaçadas, busca e marcação de matrizes, organização de lotes de coleta, principais técnicas de produção das principais espécies.
Prazo para assistir as aulas: 19/02/2024
Público-alvo: Geral


WMC6-63: CONSTITUCIONALISMO FEMINISTA E A DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO JURÍDICO

Ministrantes: Ana Cláudia Milani e Silva (UFPR), Emmanuella Magro Denora (UFPR) e Fábio Rezende Braga (UFPR)
Ementa: O curso tem como objetivo examinar a perspectiva de gênero como campo de estudo necessário para uma transformação educativa dos espaços de inteligibilidade do direito, tendo como base os entrelaçamentos entre a abordagem oferecida pelo constitucionalismo feminista, o ensino jurídico e o Direito.
Prazo para assistir as aulas: 19/02/2024
Público-alvo: Alunos de graduação


WMC6-64: FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA ABERTA PARA UMA COMUNICAÇÃO CIDADÃ

Ministrantes: Rodrigo Arantes Reis (UFPR), Anabela Maria Gradim Alves (UBI) e Regiane Regina Ribeiro (UFPR)
Ementa: Debater a ciência aberta como um modelo democrático, apresentando os conceitos fundamentais apresentados na recomendação de ciência aberta da UNESCO. Defendemos que a participação cidadã nesta discussão é importante para a construção da imagem de instituições de pesquisa ao incentivar culturas políticas democráticas.
Prazo para assistir as aulas: 19/02/2024
Público-alvo: Geral


WMC6-65: MAPEANDO CONFLITOS AMBIENTAIS EM BUSCA DOS ODS

Ministrantes: Sandra Dalila Corbari (UEPG), Paula Turra Grechinski (Unicentro) e Patrícia Denkewicz (UNESP-Rosana)
Ementa: A proposta está centrada nos conflitos ambientais desde a perspectiva da ecologia política, e pretende provocar discussões teóricas e reflexões a partir de experiências reais acerca de questões envolvendo (in)justiça ambiental. Apresentará ferramentas brasileiras e de outros países (mapas) que revelam conflitos ambientais e o uso dessas ferramentas para contribuição para o alcance dos ODS.
Prazo para assistir as aulas: 19/02/2024
Público-alvo: Geral


WMC6-67: POR QUE DIVULGAR SUA PESQUISA? A IMPORTÂNCIA DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA PERSPECTIVA DA COMUNICAÇÃO PÚBLICA DA CIÊNCIA

Ministrantes: Juliana Marques Borghi (UFPR) e Chirlei Kohls (UFPR)
Ementa: Refletir a comunicação pública da ciência enquanto processo que permeia e enriquece o desenvolvimento da extensão universitária, e para a valorização das culturas, pluralidades e diversidades. Compreender sua abrangência como uma construção coletiva, que contribui para a formação da ciência, e sua democratização à sociedade, por meio da inclusão popular. Discutir as lógicas de produção do jornalismo e da ciência para divulgar o conhecimento científico em linguagem acessível em diferentes meios e formatos. Explorar o combate à desinformação a partir da divulgação científica.
Prazo para assistir as aulas: 19/02/2024
Público-alvo: Geral


WMC6-68: DAS PAIXÕES ÀS EMOÇÕES: A CONTRIBUIÇÃO DAS TEORIAS DE DARWIN

Ministrantes: Wilson Antonio Frezzatti Jr. (UNIOESTE) e Frederico Ramalho Romero (UNIOESTE)
Ementa: Na tradição filosófica, desde Aristóteles até Hume, passando por Tomás de Aquino e Descartes, as paixões eram geralmente consideradas antagonistas da razão e do processo de conhecimento. O objetivo deste minicurso é expor como as teorias de Charles Darwin, especialmente aquelas presentes em ""A expressão das emoções no homem e nos animais"" (1872), contribuíram decisivamente para que esse tema se transferisse do âmbito da metafísica para o da ciência. Paralelamente a esse movimento, ocorre a substituição do termo ?paixão? por ?emoção? ou ?sentimento?.
Prazo para assistir as aulas: 19/02/2024
Público-alvo: Professores do ensino fundamental e básico, estudantes de graduação e de pós-graduação


WMC6-69: TRÊS VISÕES DE MUNDO QUE REVOLUCIONARAM A CIÊNCIA: KEPLER, DESCARTES E NEWTON

Ministrantes: Claudemir Roque Tossato (UNIFESP), Paulo Tadeu da Silva (UFABC) e Eduardo Salles de Oliveira Barra (UFPR)
Ementa: A chamada ?revolução científica do séc. XVII? posicionou a ciência no centro da vida cultural, social e econômica do ocidente. O mundo moderno e a própria ciência contemporânea são incompreensíveis à margem das teorias e práticas que perpetraram esse movimento de ideias. Este minicurso tem como objetivo proporcionar um painel aprofundado das teorias e práticas científicas protagonizadas por três dos maiores expoentes dessa insigne revolução: Kepler, Descartes e Newton. Partindo das suas principais obras, reconstruiremos suas ideias sobre a mecânica celeste e o sistema de mundo.
Prazo para assistir as aulas: 19/02/2024
Público-alvo: Geral


WMC6-70: WALKING ETHNOGRAPHY NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA PENSAR NOVOS MUNDOS NO CAPITALOCENO

Ministrantes: Valéria Ghisloti Iared (UFPR), Sônia Mara Samsel Geraldo (UFPR) e Helen Abdom Gomes (UFPR)
Ementa: O webminicurso apresentará orientações filosóficas contemporâneas como o novo materialismo e teoria não-representacional, os quais vem rompendo com a centralidade da agência humana. Nessa perspectiva, o mundo mais-que-humano (vento, clima, pedra, animais, plantas, vírus) tem agencialidade e fazem parte do fluxo de relações da nossa existência no mundo. Tomando o corpo como base para nossa interpretação no mundo, discutiremos práticas do walking ethnography como possibilidade para perceber e nos atentarmos ao mundo mais-que-humano em uma perspectiva mais horizontal e respeitosa.
Prazo para assistir as aulas: 19/02/2024
Público-alvo: Geral


WMC6-71: PRECONCEITO DE CLASSE SOCIAL: UMA COMPREENSÃO DE SUAS DIMENSÕES COGNITIVA, SOCIAL, AFETIVA E MORAL BASEADA EM EPISTEMOLOGIA GENÉTICA

Ministrante: Carlos Eduardo de Souza Gonçalves (IFPR)
Ementa: Dimensão cognitiva: lógica operatória, lógica das significações e mecanismos cognitivos. Dimensão social do preconceito: preconceito como fato social, ideologia e preconceito. Dimensões afetiva e moral do preconceito: conservação do preconceito, valorização e desvalorização, papel vontade na conservação ou superação do preconceito.
Prazo para assistir as aulas: 19/02/2024
Público-alvo: Geral


WMC6-72: O LUGAR DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO FEMINISTA NA CIÊNCIA: TRANSVERSALIDADES, ASPECTOS SOCIOHISTÓRICOS E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS

Ministrantes: Marlene Tamanini (UFPR), Henrique da Costa Valerio Quagliato (UFPR) e Fábio Augusto de Souza (UFPR)
Ementa: A perspectiva das teorias feministas e sua transversalidade como olhar e forma de produzir conhecimento, desafios à sua inclusão social e institucional. Consequências para as políticas democráticas e de igualdade.
Prazo para assistir as aulas: 19/02/2024
Público-alvo: Geral


WMC6-73: VOCABULÁRIO POLÍTICO: OLHARES SOBRE O POLÍTICO DA ANTIGUIDADE À CONTEMPORANEIDADE

Ministrantes: Priscilla Gontijo Leite (UFPB) e Igor Barbosa Cardoso (UFMG)
Ementa: Palavras como democracia, república, senado, monarquia, oligarquia, ditadura, aristocracia têm em comum o fato de serem corriqueiras em nosso cotidiano e de terem origens clássicas. Contudo, nem sempre esses conceitos estão claros, principalmente considerando sua perspectiva histórica, uma vez que o sentido desses vocábulos foi se alterando ao longo do tempo. As mudanças de sentido são evidências das disputas em torno das ideias sobre qual seria o regime ideal para cada época. Um dos momentos importantes para a consolidação de alguns desses sentidos foi na Antiguidade, através do debate sobre formas políticas da pólis e da res publica, que hoje conhecemos como Teoria das Formas de Governo. As Formas de Governo são entendidas a partir de critérios quantitativos (governo de um, poucos e muitos) e qualitativos (governos bons e ruins). A presente proposta de Webminicurso pretende discutir os vocábulos políticos em dois momentos: primeiro, no período da Grécia e Roma antiga e, segundo, no Brasil oitocentista, com o intuito de demonstrar como permanências e mudanças das ideias políticas chegaram da Antiguidade até nós. No primeiro momento serão abordadas as percepções de bons e maus governos em Heródoto (História); Aristóteles (Política), Políbio (História Pragmática) e Cícero (A República). Por sua vez, no segundo momento, a partir da recepção dos clássicos, discutiremos o vocabulário democrático e republicano em torno de algumas experiências na formação do Brasil moderno. Assim, esperamos que as reflexões propostas no Webminicurso ajudem a entender a conjuntura política do presente, promovendo uma participação cidadã que seja pautada em valores republicanos e democráticos.
Prazo para assistir as aulas: 19/02/2024
Público-alvo: Geral


WMC6-74: EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E FILOSOFIA DA TECNOLOGIA: ABRIR OU NÃO ABRIR A "CAIXA-PRETA" DOS ARTEFATOS?

Ministrantes: Alex Calazans (UTFPR) e Veronica Bahr Calazans (UTFPR)
Ementa: A filosofia da tecnologia possui múltiplas abordagens conflitantes. Uma das questões de disputa é a de estabelecer o papel que o conhecimento técnico dos artefatos desempenha nas reflexões filosóficas. Tentaremos mostrar que, no que diz respeito à educação tecnológica ? especialmente na formação dos engenheiros ?, não é viável renunciar completamente ao conhecimento técnico dos artefatos, como parece permitir a abordagem cujo viés é exclusivamente humanista. Como contraponto, apresentaremos uma abordagem na qual se faz filosofia a partir da abertura da ?caixa-preta? dos artefatos tecnológicos.
Prazo para assistir as aulas: 19/02/2024
Público-alvo: Geral


WMC6-75: A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA COMO FERRAMENTA PARA A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO

Ministrantes: Talita Ferreira Marques Aguiar (Columbia Univ), Andreia Juliana Rodrigues Caldeira (UEG) e Luciana Schleder Gonçalves (UFPR)
Ementa: A divulgação científica (DC) consiste em transformar a linguagem acadêmica em uma menos formal que possa ser entendida por pessoas que não são especialistas, contribuindo para a formação de uma cultura científica. Em tempos de uso da internet para propagação de informações falsas ou imprecisas, a popularização científica é um compromisso social. O objetivo deste minicurso é apresentar uma visão teórico-prática da DC, com foco na sua contribuição para o desenvolvimento da ciência, para inclusão e equidade no país, políticas públicas para a DC e combate às pseudociências e fake news.
Prazo para assistir as aulas: 19/02/2024
Público-alvo: Geral


WMC6-76: DESIGN DE SERVIÇO APLICADO À PRESERVAÇÃO DAS ABELHAS SEM FERRÃO

Ministrantes: Naotake Fukushima (UFPR), Aguinaldo dos Santos (UFPR) e Félix Vieira Varejão Neto (UFPR)
Ementa: Os conceitos de Design de Serviço serão abordados nesse webminicurso que ensina a planejar ações de maneira colaborativa. A proposta é abordar a questão das abelhas sem ferrão no ambiente urbano utilizando a metodologia do Design de serviços proporcionando maior consciência e propondo soluções práticas para a sua implementação.
Prazo para assistir as aulas: 19/02/2024
Público-alvo: Geral


WMC6-77: DIREITO À EDUCAÇÃO E À EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DIÁLOGOS COM O USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DIGITAIS INTERATIVOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Ministrantes: Allyson Carvalho de Araujo (UFRN), Giuliano Gomes de Assis Pimentel (UEM) e Braulio Nogueira de Oliveira (IFCE)
Ementa: Apresenta e discute possibilidades de criação, uso e circulação de Materiais Didáticos Digitais Interativos na Educação Física Escolar como potência para uma cultura de colaboração e partilha entre professores de todo Brasil. Defende criticamente o papel da tecnologia na condição de mediadora do processo educativo e de promover a justiça social, exercitando contra-argumentos a visão utilitarista, produtivista e mercadológica da tecnologia no campo educacional.
Prazo para assistir as aulas: 19/02/2024
Público-alvo: Geral


WMC5-48: SEMICONDUTORES E APLICAÇÕES

Ministrantes: Jacobus Willibrordus Swart (UNICAMP), Roberto Ricardo Panepucci (MCTI) e Sergio Bampi (UFRGS)
Ementa: Será oferecida uma descrição ampla sobre a área micro/nanoeletrônica, seus fundamentos, tecnologias, projeto de circuitos integrados, ferramentas de projeto e aplicações. Sensores e circuitos integrados fotônicos são cada vez mais integrados nos sistemas e serão também apresentados.
Prazo para assistir as aulas: 19/02/2024
Público-alvo: Alunos de graduação


WMC5-49: ENFRENTAMENTO DAS DESIGUALDADES E INTERSECCIONALIDADES: CONTRIBUIÇÕES DA SAÚDE COLETIVA PARA REPENSAR O BRASIL

Ministrantes: Rosana Teresa Onocko Campos (UNICAMP), Tatiana Engel Gerhardt (UFRGS) e Diana Anunciação Santos (UFRB)
Ementa: O enfrentamento das desigualdades na área da saúde coletiva é condição central para a efetiva soberania nacional. Ciência e independência precisam se articular para permitir um desenvolvimento nacional que não se baseie em estratégias extrativistas e espoliadoras, senão em uma nova aliança entre ecologia e democracia radical. A Saúde Coletiva como campo científico pode fornecer categorias analíticas para o estudo, compreensão e aprimoramento das políticas públicas ao permitir desvendar as sutis e complexas relações interseccionais entre subjetividade, gênero e raça/etnia.
Prazo para assistir as aulas: 19/02/2024
Público-alvo: Geral


WMC5-52: EDUCOMUNICAÇÃO E COMUNICAÇÃO PÚBLICA DA CIÊNCIA

Ministrantes: Diogo Lopes de Oliveira (UFCG), Graciele Almeida de Oliveira (FCC) e Rafael Gué Martini (UDESC)
Ementa: A Educomunicação e a Comunicação Pública da Ciência possuem diversos pontos em comum. Os principais talvez sejam o caráter social e inclusivo de suas bases epistemológicas de sustentação, a sensibilização para a importância do desenvolvimento dos pensamentos crítico e científico e suas relações com a defesa da democracia e do empoderamento de minorias, proporcionando voz e vez nos debates públicos relevantes para o exercício pleno da cidadania. Nossa proposta analisa a importância do consumo crítico dos meios de comunicação, a relevância do combate à desinformação e aos movimentos anti-ciência e os benefícios de enxergar o mundo através das lentes da ciência.
Prazo para assistir as aulas: 19/02/2024
Público-alvo: Geral


WMC5-55: ANÁLISE DE VARIANTES GENÉTICAS E TÉCNICAS EM PATOLOGIA MOLECULAR

Ministrantes: Caroline Ferreira Fratelli (UnB) e Ligia Canongia de Abreu Cardoso Duarte (UnB)
Ementa: Demonstração de como é realizada a Análise de Variantes Genéticas, explorando a pesquisa de diferentes genótipos em associação com grupos de estudo, bem como o desenvolvimento e aplicação de Técnicas Laboratoriais utilizadas em Patologia Molecular.
Prazo para assistir as aulas: 19/02/2024
Público-alvo: Geral


WMC5-56: VIGILÂNCIA SANITÁRIA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Ministrantes: Izabel Cristina Rodrigues da Silva (UnB) e Ruth da Conceição Costa e Silva Sacco (FIOCRUZ)
Ementa: Histórico da Vigilância Sanitária no Brasil- da abertura dos Portos em 1808 até a atual pandemia de COVID-19. Principais conceitos sobre Vigilância Sanitária. Funções da Vigilância Sanitária: de Anvisa ao usuário vigilante.
Prazo para assistir as aulas: 19/02/2024
Público-alvo: Geral


WMC3-40: HORMÔNIOS E COMPORTAMENTO

Ministrante: Maria Bernadete Cordeiro de Sousa (UFRN)
Ementa: O minicurso discutirá mecanismos das relações anatômicas e funcionais entre sistema nervoso e sistema endócrino. Serão estudadas relações entre hormônios e reprodução com ênfase na adolescência e modificações comportamentais e emocionais da resposta ao estresse. Este campo da ciência tem se aprofundado e as ações hormonais estão em destaque em diferentes processos cognitivos, como memória, aprendizagem, tomada de decisão e escolha de parceiros sexuais. O conhecimento da ação hormonal no sistema nervoso constitui uma área do conhecimento que amplia os horizontes das neurociências e de abordagens interdisciplinares no estudo do cérebro e do comportamento.
Prazo para assistir as aulas: 19/02/2024
Público-alvo: Professores do ensino básico ou profissionalizante


WMC2-27: APLICAÇÕES DA ENERGIA NUCLEAR NA SAÚDE

Ministrante: Silvia Maria Velasques de Oliveira (CNEN)
Ementa: A Física Nuclear estuda os fenômenos que possibilitam o uso da energia nuclear, enquanto a Radiobiologia estuda os efeitos da interação da radiação com a matéria e os seres vivos. Este webminicurso apresenta a tecnologia usada para diagnóstico, terapia, agricultura e irradiação de alimentos. São descritas as características básicas do núcleo atômico e de suas transformações, os principais radioisótopos e tipos de detectores de radiação que permitem identificar a exposição às radiações ionizantes e equipamentos/técnicas para aquisição de imagens ou para procedimentos terapêuticos. É introduzido o sistema de proteção radiológica para trabalhadores, indivíduos do público e pacientes. O webminicurso segue os capítulos do livro eletrônico de mesmo título, de autoria da professora, publicado em 2017 (e disponível gratuitamente online). Este curso visa preencher uma lacuna na formação de professores do ensino médio, porque a BNCC introduziu o tema na 9ª série do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio, porém o assunto não faz parte das ementas dos cursos de licenciatura de Física, Biologia ou Ciências. Este webminicurso foi lançado em 2020 e atualizado em dezembro de 2023.
Prazo para assistir as aulas: 19/02/2024
Público-alvo: Geral


WMC2-28: ESTUDO DE PLANTAS MEDICINAIS COM AÇÃO NO SISTEMA NERVOSO CENTRAL: PASSEANDO ENTRE A QUÍMICA E A FARMACOLOGIA

Ministrantes: Silvânia Maria Mendes Vasconcelos (UFC), Jackson Roberto Guedes Almeida (UNIVASF) e Luzia Kalyne Almeida Moreira Leal (UFC)
Ementa: Discutir sobre as principais plantas medicinais encontradas no Brasil que apresentam ações no sistema nervoso central (SNC). Relacionando suas características químicas e ações farmacológicas. Descrever testes comportamentais que são utilizados como modelos animais de ansiedade, depressão, esquizofrenia, convulsão e memória.
Prazo para assistir as aulas: 19/02/2024
Público-alvo: Alunos de graduação


WMC2-29: INTRODUÇÃO AO MANEJO DE DADOS EM SAÚDE PÚBLICA

Ministrantes: Milena de Oliveira Simões (UFJF), Eulilian Dias de Freitas (UFJF) e Waneska Alexandra Alves (UFJF)
Ementa: Introdução aos princípios metodológicos da pesquisa quantitativa em saúde com enfoque nos estudos epidemiológicos e sua interface com a interdisciplinaridade; principais delineamentos das pesquisas quantitativas em saúde; introdução aos dados primários e instrumentos de coletas de dados; introdução aos dados secundários e suas fontes; vantagens e limitações do uso de dados primários e secundários em pesquisas quantitativas.
Prazo para assistir as aulas: 19/02/2024
Público-alvo: Geral


WMC2-30: DESENVOLVIMENTO EM UM MUNDO PÓS-PANDÊMICO: INTEGRANDO AS VISÕES DA ECONOMIA E ECOLOGIA

Ministrantes: Daniel Caixeta Andrade (UFU), Lucas Ferreira Lima (UNICAMP) e Beatriz Macchione Saes (UNIFESP)
Ementa: Desenvolvimento socioeconômico e meio ambiente. Desenvolvimento sustentável. Sustentabilidade fraca e forte. O Antropoceno e crises socioambientais contemporâneas. Economia ecológica, políticas ambientais e suas ferramentas. Políticas econômicas, recuperação econômica e limites ao crescimento no mundo pós-pandêmico.
Prazo para assistir as aulas: 19/02/2024
Público-alvo: Geral


WMC2-32: DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: O DESAFIO DE INCLUIR DIFERENTES PÚBLICOS

Ministrantes: Diélen dos Reis Borges Almeida (UFU), Bárbara Bastos de Lima Duque (UFJF) e Sônia Miranda de Oliveira (Cefet-MG)
Ementa: Pretende-se explorar algumas questões fundamentais para a comunicação pública da ciência, com foco na inclusão de públicos historicamente negligenciados. Dividido em três partes, o curso abordará conceitos básicos da divulgação científica, recursos para desenvolver estratégias de comunicação eficaz para públicos distintos, apresentação de projetos de comunicação exitosos desenvolvidos em instituições de pesquisa para públicos específicos e encontro virtual para orientações e tira-dúvidas. O objetivo é orientar pesquisadores, futuros pesquisadores e professores da rede de ensino no desenvolvimento de projetos de divulgação científica, com atenção para a linguagem, o meio, a mensagem e os atores envolvidos no processo comunicacional para cada público. Como tratar a informação para que os variados grupos sociais se apropriem do conhecimento científico, impactando na formação cidadã e promovendo o debate público, com trocas de saberes entre a comunidade científica e a sociedade.
Prazo para assistir as aulas: 19/02/2024
Público-alvo: Geral


WMC2-36: UMA UTOPIA PARA NOSSO TEMPO: TRANSUMANISMO E OUTRAS IDEIAS

Ministrantes: Renato Janine Ribeiro (SBPC/USP) e Alexey Dodsworth Magnavita de Carvalho (USP)
Ementa: O desenvolvimento econômico e científico dos últimos dois séculos permite uma utopia realizável. Cresceu a expectativa de vida. Melhorou sua qualidade. Mas que sentidos dar ao tempo liberado do trabalho? Pouco se discute este assunto. Para Arthur Clarke, "o objetivo do futuro é o desemprego total, de modo que poderemos brincar". Isso é possível? O curso unirá os temas do avanço científico e tecnológico, do transumanismo, do ócio criativo (De Masi) e da utopia para propor uma orientação da vida para a cultura, a atividade física e o entretenimento de qualidade.
Prazo para assistir as aulas: 19/02/2024
Público-alvo: Geral


WMC1-01: APLICAÇÕES ESTÁVEIS ENTRE SUPERFÍCIES

Ministrantes: Alana Cavalcante Felippe (UFV), Catarina Mendes de Jesus Sánchez (UFJF) e Thiago Bertolotti acentuação 2 (SBPC)
Ementa: Superfícies Fechadas. Aplicações do plano no plano. Aplicações de superfícies no plano. Aplicações de superfícies na esfera. Aplicações de superfícies no toro. Aplicações entre superfícies fechadas.
Prazo para assistir as aulas: 19/02/2024
Público-alvo: Alunos de graduação


WMC1-02: O USO DOS EXPERIMENTOS MENTAIS COMO UMA POSSÍVEL METODOLOGIA DE ENSINO PARA MATEMÁTICA

Ministrante: Willian José da Cruz (UFJF)
Ementa: A matemática como atividade semiótica. Conceituando os Experimentos Mentais. Raciocínio abdutivo no uso dos experimentos mentais. Raciocínio diagramático e o sistema de representação. Características dos Experimentos Mentais. Exemplos de aplicações dos experimentos mentais no ensino de Matemática.
Prazo para assistir as aulas: 19/02/2024
Público-alvo: Professores do ensino básico ou profissionalizante


WMC1-05: RECURSOS E ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO ONLINE E ATIVO DA QUÍMICA

Ministrantes: Guilherme Andrade Marson (USP), Alfredo Luis Martins Lameirão Mateus (UFMG) e Márlon Herbert Flora Barbosa Soares (UFG)
Ementa: Prover estratégias de ensino e recursos de aprendizagem que possam ser empregados para a formulação e aplicação de propostas ativas de ensino online para a química. Apresentar o repertório de recursos educacionais e conhecimentos prontamente disponíveis nas produções da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), bem como noutras fontes selecionadas. Fomentar o estabelecimento e ampliação das redes profissionais entre participantes do curso. Contribuir para a disseminação do conhecimento científico, entendido como capital público fundamental para o bem comum. Combater a desinformação e o negacionismo científico.
Prazo para assistir as aulas: 19/02/2024
Público-alvo: Professores do ensino básico ou profissionalizante


WMC1-06: PLASTINAÇÃO: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Ministrantes: Athelson Stefanon Bittencourt (UFES) e Yuri Favalessa Monteiro (UFES)
Ementa: Numa exposição do corpo humano, o visitante busca conhecer a si, e se surpreende com as descobre daquilo que é a sua morada, o seu corpo. Por milênios, este conhecimento esteve oculto nos porões da academia, restrito a um seleto grupo de acadêmicos. Uma nova releitura desta questão foi provocada pela plastinação, criada pelo alemão Dr. Gunther von Hagens-1977. De forma pioneira no Brasil, o Museu de Ciências da Vida da UFES trabalha para desmistificar e difundir as ciências do corpo humano, que com a plastinação, garante ludicidade, acessibilidade e qualidade ao conteúdo e serviços oferecidos.
Prazo para assistir as aulas: 19/02/2024
Público-alvo: Professores, pesquisadores e profissionais das áreas da biologia, anatomia, saúde, química, artes, museus, educação e divulgação científica, e afins; além de estudantes do ensino médio, supero e de pós-graduação.


WMC1-08: COMPREENDENDO O CÉREBRO

Ministrantes: Sidarta Ribeiro (UFRN), Kerstin Schmidt (UFRN), Claudio Marcos Teixeira de Queiroz (UFRN) e Sergio Neuenschwander (UFRN)
Ementa: Como chegamos a atual compreensão sobre do funcionamento do cérebro humano? Como pesquisadores do passado desenvolveram e aplicaram a tecnologia disponível a seu tempo para encontrar respostas para problemas relacionados a percepção e ao movimento, ao corpo e a mente, a saúde e a doença? Neste curso o Cérebro será apresentado para não-especialistas através de três perspectivas distintas, que funcionarão como pequenas mas eficazes janelas para abrir horizontes na imensa complexidade neural. Na primeira aula o Prof. Claudio Queiroz (UFRN) abordará a estrutura e funcionamento básico do neurônio, para então explicar uma doença que resulta do mau funcionamento neuronal: a epilepsia. Na segunda aula a Prof. Kerstin Schmidt (UFRN) apresentará os sistemas sensoriais e seus circuitos corticais, com foco na visão. Na terceira aula o Prof. Sidarta Ribeiro (UFRN) incluirá uma apresentação do ciclo sono-vigília e um aprofundamento sobre as funções cognitivas do sono e dos sonhos. A quarta aula contará com a presença dos três professores, para discussão das questões trazidas pelos alunos.
Prazo para assistir as aulas: 19/02/2024
Público-alvo: Estudantes de graduação e pós-graduação de todas as áreas


WMC1-09: INTRODUÇÃO À PESQUISAS QUANTI-QUALITATIVA EM SAÚDE COLETIVA

Ministrantes: Waneska Alexandra Alves (UFJF), Lina Rodrigues Faria (UFSB) e Luciana Karen Calabria (UFU)
Ementa: Importância da pesquisa científica na área da saúde; implicações éticas da pesquisa na área da saúde; delimitação do problema de pesquisa; estratégias de busca de dados e informações; conhecimentos científicos produzidos pelas pesquisas quali-quantitativa; delineamentos metodológicos de pesquisas quantitativa e qualitativa; alguns aspectos relativos à análise de dados.
Prazo para assistir as aulas: 19/02/2024
Público-alvo: Geral


WMC1-10: INOVAÇÃO PARA CIENTISTAS: LEVANDO SUA PESQUISA DA BANCADA PARA O MERCADO

Ministrantes: Daniel Pimentel Neves (Emerge) e Lucas Silva Delgado (Emerge)
Ementa: A proposta deste minicurso consiste em apresentar para os cientistas o processo de transferência de tecnologia, gestão da inovação, propriedade intelectual, estratégia de negócios, constituição de empresas dentro das universidades e centros de pesquisa, captação de recursos públicos e privados, bem como o relacionamento com grandes indústrias. O objetivo é que, ao fim do curso, os cientistas possam ter clareza dos próximos desafios e como dar o primeiro passo em direção a construção de um negócio em torno da sua pesquisa.
Prazo para assistir as aulas: 19/02/2024
Público-alvo: Alunos de Pós-graduação


WMC1-11: DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE: UMA VISÃO ECONÔMICO-ECOLÓGICA

Ministrantes: José Luiz de Attayde (UFRN), Daniel Caixeta Andrade (UFU) e Maria Amélia Rodrigues Enríquez (UFPA)
Ementa: Crises socioambientais contemporâneas e o Antropoceno. Capitalismo, meio ambiente e sustentabilidade. Evolução institucional da ideia de sustentabilidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Ferramentas econômicas para o desenvolvimento sustentável. A visão da economia ecológica acerca da sustentabilidade.
Prazo para assistir as aulas: 19/02/2024
Público-alvo: Geral


WMC1-12: OFICINA DO SENTIR: UMA EXPERIÊNCIA POÉTICA DO MEU LUGAR CASA

Ministrantes: Sandrelena da Silva Monteiro (UFJF), Juliane Figueiredo Fonseca (UFJF) e Mônica Cristina Henriques Leite Olender (UFJF)
Ementa: No atual contexto pandêmico da COVID19, temos sidos “convidados” a ficar fisicamente em casa, e nesse sentido, outro convite nos tem sido feito, o (re)habitar nosso espaço casa. Neste (re)habitar nossa casa, nos deparamos com um “estranho”, a Universidade, que se antes tinha seu lugar definido na mochila ou mesa de estudos, agora, de forma desmedida, ocupa todos os espaços, confundindo luz e sombra, espaço e tempo, sons e imagens. O WEBMinicurso propõe, por meio da experiência corporificada a ressignificação sensível do habitar o nosso espaço existencial casa. A experiência enquanto espaço-tempo de uma tomada de consciência da própria condição no mundo. Uma experiência que se constitui em uma perspectiva interdisciplinar, em que as ciências da educação, arquitetura e saúde se interconectam afirmando o princípio de que todas as ciências são humanas e essenciais à sociedade.
Prazo para assistir as aulas: 19/02/2024
Público-alvo: Alunos de graduação


WMC1-14: LIBERDADE DE EXPRESSÃO E DIREITO À INFORMAÇÃO: LIMITES E TENSIONAMENTOS

Ministrantes: José Tarcísio da Silva Oliveira Filho (UFRR), Luiz Felipe Novais Falcão (UFJF) e Simone Teixeira Martins (UFJF)
Ementa: Abordagem dos aspectos constitucionais da liberdade de expressão e do direito à informação. Discussão da atuação profissional do jornalista no tensionamento desses aspectos em detrimento dos interesses de fontes e pessoas acionadas e envolvidas pela notícia; Diálogo entre tecnologias, liberação do polo emissor, acessos ao universo virtual e desinformação; Fomento de reflexões sobre marcos regulatórios das mídias e as disputas por poder simbólico na sociedade da informação.
Prazo para assistir as aulas: 19/02/2024
Público-alvo: Geral


WMC1-15: ASPECTOS ÉTICOS DA PESQUISA ACADÊMICA COM SERES HUMANOS NA EDUCAÇÃO

Ministrantes: Leandro Silva Costa (IFRN) e Lenina Lopes Soares Silva (IFRN)
Ementa: O minicurso tem o intuito de promover reflexões acerca de questões éticas e legais que envolvem a pesquisa acadêmica em educação, e os cuidados necessários durante e após o processo de desenvolvimento da investigação. Serão abordados os instrumentos legais que normatizam e regulamentam as relações sociais e suas implicações para os projetos e para a divulgação científica e de forma mais específica, as diretrizes éticas exigidas em pesquisas acadêmicas educacionais. A avaliação será feita a partir de atividades práticas de simulação de análise e apreciação de protocolos de pesquisa.
Prazo para assistir as aulas: 19/02/2024
Público-alvo: Alunos de graduação


WMC1-16: ESTRATÉGIAS PUBLICITÁRIAS: INOVAÇÃO (E RENOVAÇÃO) NO DIGITAL

Ministrantes: Breno da Silva Carvalho (UFRN) e Rebecca Lopes Lyrio (Consultoria e Estratégia Digital)
Ementa: O minicurso promove uma análise sobre as estratégias publicitárias contemporâneas com a emergência e consolidação do ambiente online. Além das soluções de veiculação e alcance de público na plataforma, a proposta debate o uso de dados provenientes do meio digital para identificação de aspectos comportamentais da audiência; geração de insights e construção criativa de campanha; otimização de investimentos e mensuração de resultados. A proposta aborda ainda as consequências da gradativa consolidação da cultura algorítmica (como desdobramento do imperativo digital) e insere reflexões sobre os limites legais da atuação publicitária online diante da identidade social do consumidor, competindo ao cidadão reconhecer o referencial de vigilância e monitoramento na internet.
Prazo para assistir as aulas: 19/02/2024
Público-alvo: Alunos de graduação


WMC1-18: PATRIMÔNIO CULTURAL E RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Ministrante: Rodrigo Christofoletti (UFJF)
Ementa: A mundialização nos modos de preservação dos bens culturais, bem como da chamada "diplomacia pelo patrimônio" tem crescido consideravelmente e suas demandas ramificaram-se em temas como a destruição de patrimônios; os estudos comparativos entre estados parte da Unesco; pesquisas em patrimônios considerados "estrangeiros" ou trazidos por levas de imigração; o tráfico ilícito de bens e o soft power, potencializando, assim, a correlação entre a musealização e a mundialização dos patrimônios no mundo contemporâneo. Neste minicurso serão tratados esses e outros assuntos relacionados à temática.
Prazo para assistir as aulas: 19/02/2024
Público-alvo: Geral


WMC1-19: METODOLOGIA E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Ministrante: Débora Peres Menezes (UFSC)
Ementa: Existem na nossa sociedade estruturas muito robustas que ajudam a disseminação das pseudociências e das fake news, muitas vezes geradas pela submissão sistemática de poderes públicos a interesses privados. Essas estruturas impõem aos cientistas um esforço extra, para além de fazer ciência: o de comunicar o que é e o que não é ciência, trabalho nada simples para o qual os cientistas não estão treinados. Vou discutir o que é o método científico, como o consenso é atingido, qual a relação entre pseudociências e negacionismo científico e como começar a fazer divulgação científica.
Prazo para assistir as aulas: 19/02/2024
Público-alvo: Professores do ensino fundamental e médio, alunos de graduação e de pós-graduação


WMC1-21: MOVIMENTOS SOCIAIS POPULARES E EDUCAÇÃO DO CAMPO

Ministrantes: Dileno Dustan Lucas de Souza (UFJF), Guilherme Goretti Rodrigues (UFRRJ) e Simone da Silva Ribeiro (UFJF)
Ementa: Oferecer aprofundamento dialógico sobre Movimentos Sociais Populares e sua relação com a Educação do Campo enquanto sujeito educativo. Refletir as lutas, concepções e práticas educativas e a defesa das escolas do campo.
Prazo para assistir as aulas: 19/02/2024
Público-alvo: Professores do ensino fundamental e médio, alunos de graduação e de pós-graduação


Contato